Estratégias de marketing para uma loja física

Uma rápida busca no Google e encontraremos milhares de artigos sobre como o marketing digital fará sua empresa conquistar mais clientes e vender mais pela internet. Por outro lado, são poucos os autores que se dedicam a pesquisar e escrever sobre estratégias de marketing para uma loja física.

Neste artigo vamos explorar algumas estratégias de marketing para lojas físicas, como o fator local é fundamental para aumentar suas vendas e de que maneira a tecnologia pode ser uma grande aliada. Acompanhe:

Estratégias de marketing para lojas físicas

Um dos pontos mais importantes para montar sua estratégia de marketing é conhecer seu cliente e a maneira como ele consome seu produto. Lojas de produtos alimentícios, como a Mundo Verde, costumam ter um ciclo de compra mais rápido – muitas vezes alguns dias, do que lojas de vestuário, como a Caverna do Dino – onde o ciclo de compra pode durar meses.

A partir dessa informação você pode criar ações que irão impactar seu cliente no momento certo do ciclo de compra. Datas comemorativas como aniversários e feriados especiais como o dia das mães são excelentes oportunidades para iniciar um novo ciclo. Monte sua estratégia embasada no perfil do seu cliente para garantir um bom retorno sobre o investimento.

O uso do fator local na sua estratégia

Lojas físicas se diferem de lojas online em vários aspectos, o principal deles é o fator local. Enquanto na internet um cliente pode escolher entre qualquer loja do Brasil, aumentando a concorrência, numa loja física a concorrência é local. Sua base de clientes será composta, majoritariamente, por moradores próximos da loja ou por aqueles em trânsito pelo seu endereço. Seja a trabalho ou num shopping.

Sua loja pode utilizar o fator local para atrair novos clientes investindo desde uma vitrine mais atraente até em parcerias com outras lojas nas redondezas. O uso de panfletos, ainda que não seja nenhuma novidade, pode trazer bons resultados se a arte for bem feita e a distribuição em pontos estratégicos. Marketing de rua como outdoor e placas também costumam trazer clientes a um custo menor.

Como usar a tecnologia para te auxiliar

Vitrine da Nike na Bélgica com QRCode.

Atualmente todas as estratégias de marketing para uma loja física podem possuir um viés de tecnologia no planejamento e execução. Uma vitrine com um QR Code pode ser atrativa para um cliente fotografar e espalhar para os seus amigos. Já um software de CRM pode ajudá-lo a entender o comportamento do seu cliente, segmentá-lo e atingi-lo com campanhas direcionadas.

Ao entender o perfil do seu cliente, utilizar a tecnologia para segmentá-lo e alcançá-lo com campanhas direcionadas, sejam eles online ou offline, você reduz o atrito para que ele volte a sua loja e faça uma compra. Mais do que isso, você cria um relacionamento com ele e abre caminho para a fidelização. E um cliente fiel compra mais, gasta mais e indica mais. Ou seja, um sucesso de marketing para sua loja física.

A Kiskadi pode te ajudar a criar um CRM completo para sua loja física, completamente integrado ao seu ERP e com ferramentas de SMS, e-mail e WhatsApp em apenas um lugar. Agende uma demonstração com nosso time de vendas.

compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe uma resposta