O que são microfranquias

O segmento de franquias tem atraído uma grande parcela de empreendedores à medida que o mercado vai amadurecendo. Atualmente grandes nomes do varejo já aderiram a sistemas de franqueados, como Mundo Verde, Colcci e Caverna do Dino. Mas investir nesse segmento exige, além de muito trabalho e energia, um considerável capital financeiro. E para muitos isso é um problema. Como opção para estes profissionais é que surgiram as microfranquias.

Mas você sabe o que é uma microfranquia? E se tivesse que escolher, conseguiria enumerar os benefícios e os problemas entre uma microfranquia e uma franquia tradicional? Neste artigo abordamos todas essas questões.

O que são microfranquias

Microfranquias são, como o próprio nome já entrega, franquias pequenas. Em geral podem ser operadas de casa ou através de pequenos quiosques. Algumas funcionam apenas na web e, muitas vezes, dispensam funcionários.

O custo de aquisição de uma microfranquia também é baixo, algumas custam menos de 3 mil reais. Outras podem subir até os 80 mil, mas são poucas que cobram tanto. Na mesma medida, o retorno pode ser menor e mais lento do que uma franquia tradicional.

Prós e contras das microfranquias

Investir pouco, trabalhar de casa e fazer seus próprios horários estão entre os principais pontos a favor das microfranquias. Essas características são muito úteis para quem não tempo ou recursos para abrir sua própria loja ou está procurando uma renda extra para complementar seu trabalho.

Por outro lado, microfranquias oferecem ganhos menores e o retorno do investimento se dará num prazo maior do que numa franquia tradicional. Você também terá mais dificuldade na aquisição de clientes por não contar com o fator local, ou seja, a localização física da sua loja.

Franquia tradicional x microfranquia

A decisão entre uma franquia tradicional e uma microfranquia é um pouco mais simples do que parece e se dá, principalmente, na sua capacidade de tempo e recursos: se você tem o tempo e os recursos necessários, uma franquia tradicional será uma opção mais lucrativa em curto prazo. Mas isso não significa que as microfranquias sejam um mau negócio. Como já falamos, por se tratar de um investimento menor que pode ser tocado de casa você pode considerá-las como uma boa opção de renda extra.

Independente da sua opção, a Kiskadi pode ajudá-lo na montagem da sua franquia – ou microfranquia – através de um poderosos sistema de CRM e programa de fidelidade aliado a ferramentas de envio de SMS, e-mail, WhatsApp e telemarketing. Agende uma demonstração.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Nosso site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Visite nossa Política de Privacidade para mais informações.