alimentação saudável

A Kiskadi ajuda você a descobrir as etapas da jornada do cliente no segmento de produtos naturais

Aprenda a desenvolver ações específicas para manter o cliente comprando

É preciso entender em qual etapa da jornada de compra está o consumidor. Isso é fator decisivo para ampliar as vendas. Quando trabalhamos com um cliente tão exigente e atento quanto os de produtos naturais, é necessário ter atenção redobrada! O atendimento deve estar com o foco certo. Por isso, mais do que entender o que é a jornada do cliente, é crucial transformá-la em uma informação útil. Aplicando todos estes detalhes no dia a dia da loja!

Utilizar as etapas da trajetória do cliente a favor da loja é, também, uma oportunidade para adotar uma postura ativa durante as vendas. Isso significa que a marca não precisa esperar uma data relevante no varejo para se posicionar como a melhor opção. O conhecimento sobre esta jornada é fundamental para manter um contato efetivo com o consumidor, em todos os momentos.

Que tal uma explicação detalhada sobre as etapas da jornada do cliente de produtos naturais? E para você colocar em prática todas estas estratégias hoje mesmo, listamos ações positivas e personalizadas para o segmento. Entenda: 

1) Cliente novo:

O cliente que já comprou 10 vezes tem uma probabilidade enorme de comprar mais.  No entanto, a probabilidade de um cliente que comprou apenas uma vez voltar a comprar, é muito baixa: 80% dos que compram pela primeira vez numa loja não voltarão a comprar na mesma, de acordo com a pesquisa do Luxury Institute.

👉 Ações positivas: é crucial focar em gerar uma segunda compra para este consumidor.  A nossa sugestão é enviar uma sequência em torno de 1 a 3 mensagens de SMS, email e/ou Whatsapp. Use, por exemplo, uma promoção sobre o produto que ele comprou, ou até mesmo para algo relacionado e que funcione em sintonia com o adquirido anteriormente.

2) Cliente fiel:

No caso do segmento de produtos naturais, clientes que compram uma vez por mês podem ser considerados como fiéis.  O objetivo da loja em relação a esse grupo deve ser mantê-lo engajado com a marca. E assim fazer com que continue a comprar na loja com a mesma, ou maior, frequência. 

👉 Ações positivas:

Mensagens de aniversário humanizam a empresa e podem, inclusive, lembrar o cliente de se presentear na data. Além de influenciá-lo a procurar a loja que entrou em contato para isso;

Enviar informações sobre produtos que ele já comprou ou divulgar novos relacionados. Que complementam e harmonizam com o que já foi comprado;

No segmento de produtos naturais, muitos itens são de consumo contínuo. Aproveite essa informação para, perto do momento de reposição, enviar pequenos descontos. Isso vai lembrá-lo de comprar o item novamente.

3) Cliente em risco: 

Aqueles que eram fiéis e pararam de comprar há 45 ou 60 dias são clientes em risco de serem perdidos.  Aqui o objetivo deve ser fazer eles voltarem a comprar mensalmente, ou com uma maior recorrência.

👉 Ações positivas:

Enviar uma Pesquisa de satisfação e entender o que o fez deixar de comprar tal mercadoria. E claro, entrar em contato se o retorno for negativo;

Existe uma chance de que o consumidor tenha encontrado o mesmo item mais barato em outro lugar. Ou até mesmo que não ache mais que o produto vale a pena pelo preço. Por isso, também envie descontos sobre mercadorias que ele já comprou.

4) Cliente inativo:

Dentro do segmento de produtos naturais, clientes inativos são classificados como aqueles que não compram há 6 meses ou mais.  Neste momento, o foco é reativar esses consumidores para que voltem a comprar todos os meses.

👉 Ações positivas: Sugerimos oferecer desconto sobre artigos que ele já comprou. Ou ainda um crédito de valor significativo que incentive a sua volta, em torno de R $30,00 já é uma quantidade interessante para o consumidor.

Manter o cliente comprando parte de diversas ações em conjunto da loja. Contando com uma equipe bem organizada e capacitada para utilizar os instrumentos corretos para manter contato, é possível desenvolver estratégias que atingem a dor do consumidor e vender os produtos que solucionam esses problemas.

Comece a usar as ferramentas Kiskadi para atingir seu público de forma eficaz. Entre em contato e marque uma demonstração clicando aqui

compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe um comentário