Conquiste o cliente ao apresentar o programa de fidelidade
Pecar na comunicação com cliente pode ser a origem de diversas dores de cabeça. Por isso, você precisa ter muita atenção – e empatia – ao conversar com o consumidor, inclusive no momento de oferecer o cadastro do programa de fidelidade. Nesse blog post Kiskadi a gente ensina como. Continue lendo!
Situações que você quer evitar
Pode parecer que toda a delicadeza ao tratar com o cliente, às vezes, é excessiva. Mas tomar um cuidado extra com a comunicação vai evitar que você se encontre em situações como:
- Recusas
Você mal começou a explicar o programa de fidelidade e o consumidor já recusou, afirmando que sempre que compartilha os dados recebe mensagens desnecessárias?Tudo bem, ele tem esse direito! Mas vale repensar, você abordou o assunto da maneira correta?
- Descadastramentos
Quando os termos não estão claros para o cliente ele não irá hesitar em se descadastrar ao receber qualquer contato que o desagrade. E aí começa toda a sua batalha para reconquistá-lo!
- Bloqueios
Pior ainda que um descadastramento é ter sua conta bloqueada. No Whatsapp e em servidores de e-mail existe a opção de impedir que certas pessoas enviem qualquer tipo de mensagem. Mesmo que você reconquiste o cliente e o cadastre novamente, é possível que ele continue sem receber suas informações porque a conta já foi bloqueada anteriormente.
- Reclamações
Pesadelo para qualquer lojista: receber reclamações do seu cliente.
Seja por excesso de contatos, por não se interessar pelo conteúdo ou não lembrar de ter autorizado o uso dos dados. Isso acontece porque o consumidor não entendeu sua proposta, e acaba quebrando a relação de confiança e parceria entre ele e a marca!
Nota 10 na comunicação com cliente
Quer saber como construir uma comunicação nota 10 com cliente? Nós explicamos os principais passos para alimentar uma relação de confiança através de mensagens relevantes ao consumidor!
- Apresentar primeiro os benefícios
Ao invés de pular para o fático “quer se cadastrar no nosso programa de fidelidade?” Antes, experimente explicar os benefícios. Comece com algo semelhante a “você gostaria de receber descontos nos nossos produtos?”
Se o consumidor mostrar interesse, perfeito! Apresente o restante do programa e explique que só será possível usufruir destes benefícios através do cadastro com nome, CPF, telefone, etc… Sempre com muita delicadeza, para que ele não se sinta forçado a algo ou fique na defensiva.
- Informações claras
É bem provável que seu cliente já tenha tido experiências ruins ao compartilhar seus dados. Por isso, é super importante abordá-lo da forma certa e deixar as informações claras.
Apresente os meios pelos quais você costuma entrar em contato, reforce que todas as mensagens serão com informações úteis e assegure que o cadastrado não receberá nenhum tipo de spam.
E claro, como exige a LGPD, obtenha a autorização do uso dos dados e envie o regulamento do programa para o cliente.
- Poder de escolha do cliente
Ah, os milagres que a pergunta “você quer receber os nossos e-mails?” não faz!
Colocar a decisão de receber ou não informações da sua marca nas mãos do cliente é alimentar uma relação baseada em confiança, você se responsabiliza por cuidar bem dessas informações.
Mesmo que, no momento, o cadastrado não aceite receber mensagens por nenhum meio de comunicação, é importante mantê-las no sistema. Conforme mais compras forem feitas você pode apresentar novos benefícios, como um desconto por recorrência, e incentivar novamente que ele aceite o seu contato.
Ainda bem que já existe o CRM que vai ajudar você a respeitar as decisões do cliente e fidelizá-lo: Kiskadi! Nós temos a solução que você precisa, com toda tecnologia e inovação que o varejo exige.
Entre em contato para mudarmos sua perspectiva sobre o relacionamento com cliente. É só clicar no botão “fale conosco”, esperamos você!