Como funciona o marketing de relacionamento

Não é novidade que reter seus clientes é mais valioso do que conquistar novos. É claro que conquistar novos clientes é importante, mas segundo uma pesquisa que fizemos entre as franquias que utilizam a Kiskadi, cerca de 65% do faturamento de uma empresa pode vir de apenas 15% de clientes fidelizados. Essa fidelização é que os especialistas chamam de marketing de relacionamento.

Neste artigo vamos abordar o que é marketing de relacionamento, como você pode (e deve) utilizá-lo na sua loja e de que maneira o marketing de relacionamento pode ser afetado pela quantidade e qualidade dos dados que você coleta dos seus clientes. Acompanhe:

O que é o marketing de relacionamento

O marketing trata, em linhas gerais, de estratégias e ações que você deve tomar para conquistar e reter clientes. Já o marketing de relacionamento foca em reter seus clientes através de canais diretos e personalizados de comunicação.

Na prática, o marketing de relacionamento cria estratégias de comunicação com o seu cliente a partir de informações prévias colocadas no seu sistema. Isso significa que um programa (software) estuda o comportamento dos seus clientes e sugere ou cria campanhas personalizadas para mantê-los fiéis a sua loja.

Como aplicar na minha empresa

Há uma série de estratégias que você pode usar para melhorar seu marketing de relacionamento. Ou mesmo criá-lo do zero. Na Kiskadi oferecemos para franquias e redes a possibilidade de se comunicar com seus clientes através de SMS e e-mail. Para reforçar a proximidade com seu cliente criamos uma ferramenta de SMS em que você pode disparar mensagens com o nome do cliente, criando um nível de personalização muito maior.

Mensagens personalizadas trazem um retorno maior sobre o investimento porque o cliente se sente valorizado no tratamento que ele está recebendo da marca, facilitando o processo de fidelização.

A importância da coleta de dados

Nada no marketing de relacionamento será possível se sua franquia ou rede não tiver as informações necessárias. E elas, são, basicamente, duas: os dados de contato, principalmente nome e telefone; e as informações da compra. As informações básicas servirão para comunicação com o cliente, já os dados de compra para a assertividade da mensagem, tornando o retorno ainda maior.

Tanto a coleta de dados, análises das compras e a criação de campanhas pode ser feita diretamente pela Kiskadi. Entre em contato com nossa equipe e agende uma demonstração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *