Como uma mensagem transacional pode gerar vendas

É muito difícil criar uma receita de vendas que funcione para todas as empresas em todos os setores. O que tentamos é criar uma espécie de checklist. Uma lista de oportunidades que toda empresas, independente do seu tamanho, posso basear suas estratégias de vendas. Na nossa lista consta um canal de vendas muitas vezes ignorado pelos gestores: mensagem transacional.

Neste artigo vamos explicar como uma mensagem transacional pode se tornar uma oportunidade de vendas dentro da sua estratégia sem deixar de entregar a informação esperada pelo seu cliente. Acompanhe:

O que é uma mensagem transacional

As mensagens se dividem, em resumo, em duas categorias: mensagens promocionais e mensagens transacionais. As mensagens promocionais são aquelas que utilizamos para divulgar um lançamento, uma promoção ou contar uma novidade sobre a empresa. Servem exclusivamente para atrair o cliente para a nossa loja com a intenção de fazermos uma nova venda.

Já as mensagens transacionais servem para a comunicação da empresa com o cliente. Na maioria das vezes são automáticas e geradas após alguma ação do cliente, como envio de um nota fiscal por e-mail após a compra ou um aviso do banco após uma transação na sua conta. Independente do seu conteúdo ser informativo e não promocional, podemos utilizar este canal aberto com o cliente para trazê-lo de para a loja.

Como utilizar suas mensagens transacionais para atrair clientes

A primeira regra em mente é a de não desviar o propósito original de uma mensagem transacional: informar. Se você utilizar suas mensagens transacionais mais para vender do que informar poderá perder a confiança do seu cliente. Ou seja, use os espaços que estão sobrando, seja num e-mail ou SMS, para incluir pequenos lembretes de ofertas ou promoções. Em seguida, escolha bem como será feita essa comunicação e seja sucinto. Se a informação entregue pela mensagem transacional for sensível ao seu cliente, como uma alteração de senha, você não vai querer que ele perca o foco por conta de uma promoção.

Na prática, então, você deve ser breve e não tomar tanto espaço com uma promoção numa mensagem transacional, mas ainda assim aproveitar este novo canal aberto para atrair seus clientes de volta a sua loja.

Na ferramenta da Kiskadi nossas mensagens transacionais, tanto por SMS quanto por e-mail, são capazes de atrair os clientes de volta para a sua loja, aumentando o ticket médio em até 40%. Agende uma demonstração com um dos nossos consultores ou envie uma mensagem para tirar suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *