No Natal, Aumente suas Vendas e faça o cliente retornar em Janeiro e Fevereiro

O natal é o momento de maior venda no varejo, e no ano de 2017, a expectativa é de um aumento de até 73% nas vendas, segundo JcOnline. Você pode aproveitar esse momento não apenas para vender mais em dezembro, mas também para garantir uma carteira de clientes que retornarão à sua empresa em janeiro e fevereiro também!

Colete dados dos Clientes para Vender mais e saiba utilizá-los

 

No período de natal o cliente não está apenas buscando produtos para comprar, mas sim soluções que tragam benefícios mútuos: para ele, no quesito preço, e para o familiar, amigo ou colega de empresa que ele deseje presentear, um benefício que supere expectativas.

Por isso, no quesito atendimento e vendas, sua loja deve estar preparada para um momento de maior empatia e atenção. Não é à toa que muitas grandes lojas do varejo aumentam o seu quadro de funcionário nesse momento, através de empregos temporários ou parcerias, pois essa demanda é realmente muito necessária.

E nesse ritmo de natal, novos clientes estarão entrando em sua empresa e experimentando seus produtos e atendimento, por isso, foque em proporcionar uma ótima experiência para todos os que estão entrando na sua loja.

Focado em proporcionar essa boa experiência para todos os novos clientes, é essencial que o seu time de vendas esteja prepara para:

  1. Fazer o atendimento estando munido de informações;
    1. Treinar a sua equipe e os funcionários temporários para prestarem toda a informação necessária com cordialidade, e entender quais produtos são complementares aos que estão sendo comprado.
  2. Proporcionar boa experiência;
    1. Cordialidade, respeito e liberdade para deixar o cliente visitar e conhecer a sua loja são essenciais. Além disso, complementando o item anterior, se o seu funcionário entender a solução que o cliente busca, conseguirá oferecer um pacote de produtos que atendam a demanda e concedam benefícios ainda mais ricos para os clientes.
  3. Estar capacitado para finalizar a venda;
    1. Assim, não apenas entendendo do produto, saber das políticas da empresa como trocas e pagamentos é necessário, pois essa é uma das dúvidas que os clientes terão durante sua compra, ou informações que podem ser concedidas para fortalecer o vínculo com a marca.
  4. Levantar dados e informações sobre o cliente para fazê-lo enriquecer a carteira de clientes, receber campanhas de marketing e retornar à loja para comprar mais.
    1. Assim, você começa a gerenciar a sua carteira de cliente de forma estratégica para o futuro. Cada cliente quando compra em sua loja concede informações infinitas sobre ele mesmo (seja pessoal com dados cadastrais ou apenas referente aos produtos que esta comprando de fato, demonstrando suas preferências), e saber utilizar essas informações certamente fará com que sua empresa alavanque as vendas e conceda um atendimento excelente.

Esses quatro pontos irão ajudar você a aumentar as vendas no natal e a aumentar o faturamento também à longo prazo.

Então, o grande benefício do natal é a entrada de novos clientes na sua loja que poderão se converter em clientes fiéis, e aproveitar essa oportunidade equivale a um pote de ouro para você à longo prazo, ou em especial, para efetivar novas vendas em janeiro ou fevereiro.

Como aproveitar o Natal para Vender mais em Janeiro e Fevereiro

 

A relação entre lojas e clientes precisa ter um caráter mais duradouro do que simples vendas pontuais ou clientes que se fazem presente somente em momentos de descontos ou liquidação. Para franquias, esse relacionamento deve ser ainda mais duradouro, para que seja possível analisar dados, informações e tomar decisões mais acertadas no futuro para repassar a todas suas lojas.

Por isso, o natal é o momento perfeito no qual novos clientes estarão entrando na sua loja e você já poderá pensar em estratégias para trazê-los a comprar novamente em janeiro e fevereiro, que é quando haverá uma baixa na demanda.

Veja no nosso ebook técnicas de como você poderá desenvolver campanhas para fazê-los retornar nesse período em janeiro e fevereiro através do marketing de relacionamento.

Com um programa de fidelidade você poderá desde já coletar esses dados para utilizar em suas campanhas nesse período de baixa e aumentar o seu faturamento nesse momento.

Assim, esse programa não serve apenas para você pensar à longo prazo e ver sua loja tendo resultados somente a partir de alguns meses, mas também, você poderá utilizá-lo de forma inteligente e em datas realmente relevantes, e utilizá-lo no natal para construir uma carteira de clientes para utilizar em janeiro e fevereiro (clique aqui e veja como). Certamente isso trará resultados para sua loja já nos primeiros meses de utilização.

Além disso, quando debatemos o longo prazo, os dados que serão coletados somente nesse período de natal serão igualmente coletados ao longo de um ano inteiro, o que fará com que você tenha campanhas ainda mais ricas e efetivas para desenvolver ao longo de outros meses de baixa demanda, mantendo o seu faturamento, vendas, e o relacionamento com seu cliente através de benefícios pela fidelidade dele.

Algumas das técnicas apresentadas aqui deverão ser implementadas pelo próprio lojista ou gerente de marketing em franquias. Mas para começar a construir a carteira de clientes e começar a gerenciar um programa de fidelidade com facilidade, que levante automaticamente essas informações sobre os clientes, você poderá contar conosco. Comece a utilizar o Kiskadi ainda hoje e veja como é fácil operar um programa de fidelidade e quão rico em informações ele pode ser para lhe ajudar a tomar decisões estratégias e de marketing para realmente obter sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *