Pequenos negócios lucram com programas de fidelidade

Muitas vezes proprietários de pequenos negócios demoram para entender as vantagens de se criar um programa de fidelidade focado na retenção de seus clientes. Eles se enganam em pensar que, por serem pequenos, sua base de clientes é bem conhecida e que um pouco de tecnologia não seria positivo.

Há dois perfis de empreendedores que decidem implementar programas de fidelidade nos seus pequenos negócios: aqueles que realmente entendem os benefícios de conhecer o perfil dos seus clientes e querem alternativas de comunicação; e aqueles que estão prestes a fechar e procuram alternativas desesperadas de aumentar suas vendas. Temos certeza de que você não quer estar no segundo grupo.

As bases de um programa de fidelidade

Todo programa de fidelidade precisa de comprometimento do lojista para funcionar. Isso porque o resultado só será proveitoso se um grande percentual dos clientes aderirem ao programa. Mais do que isso, as compras precisam ser pontuadas para que os dados coletados do comportamento do cliente sirvam de base para campanhas. Na Kiskadi orientamos que pelo menos metade dos clientes participem do programa de fidelidade da loja e que pelo menos 70% das compras sejam pontuadas.

Para pequenos negócios esses números são ainda mais importantes porque o número absoluto de clientes é menor. Por outro lado, o dono do estabelecimento tem um contato mais pessoal com cada um deles, facilitando o cadastro no programa.

Com isso em mente é fácil entender que para um programa de fidelidade funcionar ele precisa fazer parte do DNA da loja, ser oferecido por cada vendedor e ser de conhecimento da maior parte da sua base de clientes.

Como pequenos negócios lucram mais com programas de fidelidade

Historicamente, um cliente com pontos num programa de fidelidade costuma gastar 47% mais que um cliente sem pontos. Esse é um número que, por si só, já pode causar um grande impacto no faturamento de um pequeno negócio. Mas não é só isso.

Pequenos negócios tem uma necessidade maior de controlar seu estoque para evitar rupturas que podem causar ou descontentamento do cliente ou, pior, produtos vencidos. Ao entender o comportamento do seu cliente é possível organizar melhor seu planejamento de compra. Um programa de fidelidade também aumenta a recompra, tornando-se uma vantagem competitiva frente à concorrência.

Na Kiskadi é possível criar um programa de fidelidade que “lê” as compras dos seus clientes e permite que você crie filtros de acordo com o perfil dos clientes. Mais do que isso, oferecemos ferramentas de SMS, WhatsApp, e-mail e telemarketing para que você faça contato com os seus clientes.

Ainda não utiliza a Kiskadi? Agende uma demonstração com nosso time de vendas hoje mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *