E-mail marketing como uma poderosa ferramenta de vendas

A comunicação com seu cliente deve ter várias frentes. Cada frente deve utilizar seus próprios canais. De acordo com o perfil do cliente, você pode ter que mudar inclusive o tipo de linguagem utilizada. Ao analisar todas os canais disponíveis podemos destacar que o e-mail marketing é, atualmente, um dos que oferece a melhor relação entre o custo da ferramenta e o retorno em vendas que ela pode gerar.

Neste artigo vamos explorar o que é e-mail marketing, como você deve utilizá-lo para vender mais e algumas boas práticas para manter uma lista de conteúdo saudável. Acompanhe:

O que é e-mail marketing

E-mail marketing não é uma ferramenta nova. Na verdade, é uma das ferramentas mais utilizadas na última década na internet para vender mais. Ela consiste, basicamente, em enviar um e-mail contando sobre uma promoção ou lançamento de um produto para uma lista de clientes que concordaram em compartilhar a informação de contato com a sua empresa.

Há um outro tipo de e-mail, chamado de transacional, que informa ao cliente dados sensíveis a alguma transação que ele fez com a sua empresa, como um e-mail enviando um recibo de vendas ou a troca da senha.

Como utilizar para vender mais

Ainda hoje campanhas de e-mail marketing costumam apresentar um bom retorno sobre o valor investido. Mais do que isso, são excelentes quando a mensagem que se quer passar é mais complexa ou exige o uso de imagens ou vídeos. Coisa que o SMS não alcança.

Aproveite essa característica do e-mail marketing para acrescentar fotos bonitas dos seus produtos, vídeos explicativos, infográficos… Conteúdos que agreguem valor ao seu produto e que aumentem o interesse do seu cliente para visitar a sua loja ou mesmo encaminhar o e-mail para os seus contatos.

Boas práticas com e-mail marketing

Algumas dicas para você se dar bem com e-mail marketing:

  • Não faça spam! Envie e-mails apenas para os contatos que autorizaram o uso da informação;
  • Permita que seu cliente cancele o recebimento do e-mail quando quiser;
  • Ofereça maneiras de compartilhamento do e-mail nas redes sociais e encaminhamento para outros contatos;
  • Aproveite o espaço extra para incluir conteúdos gráficos (imagens e vídeos) que despertem atenção;
  • Construa um conteúdo que seja interessante ao seu cliente, não foque apenas em promoções e descontos;
  • Invista um tempo para pensar na chamada do seu e-mail. Ela é fundamental para uma boa taxa de abertura;
  • Revise o texto e não cometa erros de português;
  • Teste o envio em horário diferentes e meça a diferença no desempenho.

Aos poucos você vai notar o que trás melhores resultados e poderá afinar suas campanhas de e-mail marketing para o melhor desempenho possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *