Programa de fidelidade e a importância para a sua empresa

Um bom programa de fidelidade pode, sim, ser um dos seus principais canal de faturamento. Há tempos se sabe que o custo para adquirir um cliente é imensamente superior ao custo para mantê-lo. Ou seja, cada vez mais as empresas tem investido em estratégias e ferramentas que ajudam a manter os clientes conquistados.

Ainda assim muitos empresários e gestores ficam em dúvida sobre como montar seu programa de fidelidade e de que maneira ele será realmente útil para o seu negócio. Neste artigo iremos explicar o que é um programa de fidelidade e o que você deve considerar no momento de montar o seu programa:

O que é e suas principais regras

Um programa de fidelidade pode ser uma ferramenta de tecnologia, geralmente integrada ao sistema de gestão da loja, ou apenas uma estratégia de retenção de clientes. Como estratégia, não é tão eficaz quanto como ferramenta. Isso porque ele está restrito ao uso por parte dos seus funcionários, da sua rede ou franquias. Por outro lado, quando utilizado como ferramenta através de uma tecnologia, o programa de fidelidade se torna uma poderosa arma de retenção de clientes.

Num programa de fidelidade, você recompensa seus clientes com pontos ou benefícios. Na prática, quanto mais ele comprar na sua loja, maior será a pontuação e melhores serão os benefícios. Na Kiskadi, nosso programa de fidelidade pontua as compras de cada cliente, transformando em descontos para as próximas compras.

O que é mais importante ter

É impossível ter um modelo de programa de fidelidade que seja eficaz em todos os segmentos. E mesmo entre lojas do mesmo segmento. Cada segmento tem suas particularidades, assim como seus clientes.

Pensando nisso, seu programa deve atender, antes de tudo, as necessidades dos seus clientes. Que tipo de desconto é mais útil para eles? Eles preferem descontos financeiros? Brindes? Algum outro benefício? Diante dessas respostas, como devem ser as regras do seu programa de fidelidade? O valor mínimo para troca é um valor que seus clientes conseguem alcançar ou é desmotivante? Essa análise pode ser feita através de informações como ticket médio, presença do cliente na loja ou até mesmo sazonalidade dos seus produtos.

Como montar o seu programa de fidelidade

O primeiro ponto que você deve considerar é qual ferramenta irá fornecer seu programa de fidelidade. Neste link você encontra as funcionalidades da Kiskadi. Em seguida estabelecer as regras do programa de fidelidade, como pontuação, valores para troca e benefícios. O terceiro ponto trata da comunicação com o cliente, de que maneira ele vai receber os benefícios? Nós já descobrimos que envio de SMS tem um excelente retorno. Por fim, teste seu programa, meça os resultados com seus clientes e avalie mudanças para alcançar melhores resultados.

Seu programa servirá para reduzir seus custos de aquisição com clientes, melhorando sua margem de ganho e, principalmente, criando um canal de comunicação perene com seus clientes, que se sentirão valorizados diante da sua marca, voltando a comprar e trazendo seus amigos e familiares.

1 Comment for “Programa de fidelidade e a importância para a sua empresa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *