Por que o Programa de Fidelidade pode ser fundamental para o seu negócio?
Veja diferentes estratégias que geram retorno com o Fidelidade
Um bom Programa de Fidelidade pode, sim, ser um dos seus principais canais de faturamento. Há tempos se sabe que o custo para adquirir um cliente é muito maior do que o custo para manter um cliente. Em alguns mercados, o custo da aquisição chega a ser 3x maior.
Em função disso, as empresas estão investido – cada vez mais – em estratégias e em ferramentas que ajudam a preservar a relação com os clientes.
Ainda assim, muitos empresários e gestores ficam em dúvida sobre como montar seu Programa de Fidelidade e de que maneira ele será realmente útil para o seu negócio. É possível saber o retorno que o Programa gera? Quais dados são analisados?
4 pilares principais
O seu Programa de Fidelidade vai ser crítico para a sua loja nos seguintes aspectos:
- Aquisição de Dados: é muito difícil conseguir coletar dados dos clientes sem oferecer um benefício em troca.
- Uso dos Dados: essas informações serão os pilares das suas campanhas de marketing estratégicas.
- Pós-venda: essas mesmas informações também são exploradas para os você configurar como os vendedores devem executar o pós-venda.
- Lei Geral de Proteção de Dados: a Kiskadi coleta o aceite dos termos de uso dos consumidores para estar adequada à nova Lei.
Como fazer?
Um Programa de Fidelidade pode ser:
- Ferramenta: geralmente se dá através de uma tecnologia, que pode estar integrada ao sistema de gestão das vendas da loja (ERP / PDV);
- Estratégia de retenção de clientes: nesse caso, acaba restrito ao engajamento dos funcionário para executar.
Se compararmos os dois modelos, podemos concluir que a ferramenta é muito mais eficiente do que a estratégia. Num programa de fidelidade, você recompensa seus clientes com pontos ou benefícios. Na prática, quanto mais ele comprar na sua loja, maior será a pontuação e melhores serão os benefícios. Na Kiskadi, o seu Programa de Fidelidade é customizável, ou seja, você define: as regras de pontuação, as regras de trocas de pontos, a duração dos pontos, os produtos que pontuam mais ou pontuam menos…
O que é mais importante ter?
O mais importante é que o seu Programa de Fidelidade esteja estrategicamente configurado. Isso é, ser atrativo ao perfil do seu cliente!
Cada segmento tem suas particularidades, assim como seus clientes. Pensando nisso, portanto, o seu Programa deve focar – primordialmente – nas necessidades dos clientes.
Que tipo de desconto é mais útil para eles? Eles preferem descontos financeiros? Brindes? Algum outro benefício? Diante dessas respostas, como devem ser as regras do seu programa de fidelidade? O valor mínimo para troca é um valor que seus clientes conseguem alcançar naturalmente? Essa análise pode ser feita através de informações, bem como: ticket médio, ciclo médio de compra e até mesmo sazonalidade dos seus produtos.
Como montar o seu Programa de Fidelidade?
Para inciar, você deve considerar é qual ferramenta irá fornecer seu Programa. Em seguida, estabelecer as regras do Programa de Fidelidade, como: pontuação, valores mínimos ou máximos para troca, percentual de desconto, benefícios… Por fim, leve em consideração a comunicação com o cliente: de que maneira ele vai receber os benefícios?
nós já descobrimos excelentes estratégias de comunicação!
Inicie seu Programa, meça os resultados com seus clientes e avalie mudanças para alcançar melhores resultados. Seu programa servirá não só para reduzir seus custos de aquisição com clientes, mas também para melhorar sua margem de ganho. Além disso, o Programa certamente pode se tornar um canal de comunicação perene com seus clientes. Eles vão se sentirão valorizados diante da sua marca e, dessa forma, voltarão a comprar. Os clientes mais fidelizados divulgam os produtos para amigos e familiares e, sem dúvida, esse é o melhor marketing que uma empresa pode ter!
Uma resposta
[…] vendas pontuadas são aquelas vendas onde o vendedor cadastrou um novo cliente no programa de fidelidade e pontuou a venda; ou então pontuou a venda de um cliente que já faz parte do programa. No artigo […]