O que é coalizão no varejo e porquê sua loja deve evitar

Trazer seu cliente de volta para a sua loja. Esse deve ser o objetivo principal de toda a estratégia de marketing que você criar para o seu negócio a partir de hoje. São duas razões simples: um cliente que volta para a sua loja gasta mais. E é mais barato trazer ele de volta do que conquistar um novo cliente. E em nenhum desses objetivos um sistema de coalizão irá te ajudar.

No artigo de hoje vamos explicar o que é um sistema de coalizão, listar os motivos porquê você deve evitar implementar na sua loja e ajudar com alternativas que podem entregar um resultado ainda melhor para alcançar o objetivo primário do seu marketing: reter clientes. Confira:

O que é um sistema de coalizão

Um sistema de coalizão serve para que seus clientes acumulem pontos que possam ser trocados por descontos ou benefícios. Os pontos acumulados serão trocados em parceiros do sistema, como outras lojas ou serviços que aceitem dar o desconto.

O sistema recebe esse nome porque o cliente pode acumular pontos em diversas lojas diferentes e esses pontos podem ser trocados em uma vasta rede de parceiros. No meio disso há um operador que fica com uma comissão pelas trocas.

Na teoria a ideia é que seu cliente gaste mais ou prefira a sua loja porque você está dando uma pontuação que ele irá utilizar em outra compra como desconto. Essa tática é muito utilizada por companhias aéreas e operadoras de cartão de crédito para que seus clientes acumulem milhas. Para outros tipos de lojas pode ser uma armadilha.

Porquê você não deve implementar na sua loja

A ideia de que participar de um sistema de coalizão fará com que seus clientes gastem mais pode até ser verdadeira, mas o que é ainda mais verdadeiro é que você está levando clientes para outras lojas e serviços enquanto pontua suas compras.

Como citamos no início do artigo, se um dos principais objetivos de uma estratégia de marketing é trazer seus clientes de volta à loja (retenção), porquê participar de um programa que os incentiva a gastar seus pontos em outras lojas e serviços?

É claro que um programa de coalizão pode ser vantajoso para o seu cliente, mas não será determinante para a compra; ao contrário de um programa de fidelidade que o incentiva a voltar na sua loja para ganhar o desconto.

Alternativas para retenção de clientes

Já deixamos claro os porquês de você não implementar um sistema de coalizão que levará seus clientes para outras lojas. Em alternativa, tenha seu próprio programa de fidelidade. Além de trazer seus clientes de volta, você tem acesso a todo o perfil de consumo deles e poderá montar campanhas de acordo com o que comportamento de compra.

Montar seu próprio programa de fidelidade não implicará num aumento de custo para a sua loja, já que mostramos através do nosso histórico que clientes com vendas pontuadas costumam gastar 47% mais que clientes não pontuados. Ou seja, o investimento no seu programa de fidelidade paga-se à medida que mais vendas são pontuadas e mais clientes incluídos no programa.

Ainda não tem um programa de fidelidade e não quer participar de um sistema de coalizão? Agende uma demonstração com nosso time de vendas para conhecer o potencial da Kiskadi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *