A importância de um marketing certeiro

Todo empreendedor um dia ou outro já ouviu falar sobre marketing. É um assunto recorrente não apenas na internet, mas em eventos, cursos, revistas, bate-papos… Também somos bombardeados por empresas com propostas tentando nos convencer a gastar centenas ou milhares de reais em campanhas e consultorias. Ainda que você prefira que seu marketing seja feito por outra pessoa, é muito importante que você entenda o que está sendo feito, para ter certeza que seu dinheiro está sendo bem investido.

O que é marketing

A definição de marketing é simples: é a ciência ou arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Ou seja, são técnicas utilizadas para atrair os clientes para o seu produto ou serviço por um custo que valha à pena.

Na prática, o marketing envolve a descoberta de canais de atração de clientes pelo menor custo possível. Encontrar esses canais depende de testes, interações, melhorias, mais testes e um constante acompanhamento das métricas e dos resultados.

Como montar sua estratégia de marketing

O princípio de um marketing certeiro começa no planejamento da sua estratégia. Uma boa estratégia de marketing envolve três pilares: definição do público-alvo; canais de aquisição; e métricas de acompanhamento.

Comece sua estratégia de marketing pela definição do seu público-alvo. É a partir dele que você irá escolher os canais de aquisição no próximo passo. Seu público-alvo será formado pelos clientes que você acredita que se identificam com o seu produto. Se você vende produtos naturais, seu público provavelmente será de pessoas preocupadas com a saúde e praticantes de esportes.

Definido o público-alvo, a próxima resposta que você precisa ter é: onde seu público está? Isso irá definir os canais de aquisição onde seu marketing estará focado. Talvez ele esteja mais presente nas redes sociais; talvez ele se informe através de jornais ou revistas; talvez ele prefira contatos via telefone. Entender esses canais fará com que sua verba seja melhor aproveitada.

Por fim, as métricas de acompanhamento mostrarão se você acertou no público-alvo e nos canais de aquisição da sua estratégia de marketing. Talvez você não tenha acertado e isso é perfeitamente normal. Aproveite as métricas negativas para fazer correções e continuar o acompanhamento. Se você conseguir identificar canais acertados, aumente a verba nesses canais e otimize as aquisições.

Na Kiskadi você consegue abrir novos canais de aquisição através de SMS, WhatsApp e e-mail. E também consegue acompanhar as métricas de suas campanhas. Tudo no mesmo local. Agende uma demonstração com nosso time de vendas.

compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta