Todo empreendedor um dia ou outro já ouviu falar sobre marketing. É um assunto recorrente não apenas na internet, mas em eventos, cursos, revistas, bate-papos… Também somos bombardeados por empresas com propostas tentando nos convencer a gastar centenas ou milhares de reais em campanhas e consultorias. Ainda que você prefira que seu marketing seja feito por outra pessoa, é muito importante que você entenda o que está sendo feito, para ter certeza que seu dinheiro está sendo bem investido.
O que é marketing
A definição de marketing é simples: é a ciência ou arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Ou seja, são técnicas utilizadas para atrair os clientes para o seu produto ou serviço por um custo que valha à pena.
Na prática, o marketing envolve a descoberta de canais de atração de clientes pelo menor custo possível. Encontrar esses canais depende de testes, interações, melhorias, mais testes e um constante acompanhamento das métricas e dos resultados.
Como montar sua estratégia de marketing
O princípio de um marketing certeiro começa no planejamento da sua estratégia. Uma boa estratégia de marketing envolve três pilares: definição do público-alvo; canais de aquisição; e métricas de acompanhamento.
Comece sua estratégia de marketing pela definição do seu público-alvo. É a partir dele que você irá escolher os canais de aquisição no próximo passo. Seu público-alvo será formado pelos clientes que você acredita que se identificam com o seu produto. Se você vende produtos naturais, seu público provavelmente será de pessoas preocupadas com a saúde e praticantes de esportes.
Definido o público-alvo, a próxima resposta que você precisa ter é: onde seu público está? Isso irá definir os canais de aquisição onde seu marketing estará focado. Talvez ele esteja mais presente nas redes sociais; talvez ele se informe através de jornais ou revistas; talvez ele prefira contatos via telefone. Entender esses canais fará com que sua verba seja melhor aproveitada.
Por fim, as métricas de acompanhamento mostrarão se você acertou no público-alvo e nos canais de aquisição da sua estratégia de marketing. Talvez você não tenha acertado e isso é perfeitamente normal. Aproveite as métricas negativas para fazer correções e continuar o acompanhamento. Se você conseguir identificar canais acertados, aumente a verba nesses canais e otimize as aquisições.
Na Kiskadi você consegue abrir novos canais de aquisição através de SMS, WhatsApp e e-mail. E também consegue acompanhar as métricas de suas campanhas. Tudo no mesmo local. Agende uma demonstração com nosso time de vendas.
Uma resposta
[…] citamos no início do artigo, se um dos principais objetivos de uma estratégia de marketing é trazer seus clientes de volta à loja (retenção), porquê participar de um programa que os […]