Dicas de vendas para lojas que pararam de crescer

A crise que o Brasil enfrentou nos últimos anos afetou todos os setores, da indústria ao varejo. Não apenas o desemprego aumentou, como o poder de compra dos brasileiros diminuiu. E quando o poder de compra diminui, são os varejistas que mais sofrem.

Ainda que o pior da crise já tenha passado e o país dê sinais de recuperação do crescimento, muitas lojas ainda estão com dificuldade para voltar a crescer. E muitas outras lojas acabaram fechando. Neste artigo tentaremos ajudá-lo a criar estratégias que poderão aumentar suas vendas e tirar sua loja da estagnação.

O grande problema dos empreendedores

O primeiro passo para recuperar o crescimento passa por uma mudança de mentalidade do empreendedor. Muitos lojistas ao se depararem com os primeiros números negativos costumam iniciar cortes de gastos. É claro que cortes de gastos são, por sua vez, necessários, mas nem sempre são o melhor caminho.

Entender o que é fundamental para a sua loja antes de iniciar os cortes pode fazer uma grande diferença. Campanhas de marketing e softwares de inteligência, ainda que sejam um gasto, podem servir para dar informações que irão alavancar as vendas. Além do mais, são gastos pequenos se comparados com o retorno que eles trarão.

Em resumo, se você precisa cortar gastos, estude previamente o que é fundamental para a sua loja e entenda que, algumas vezes, custos podem, na verdade, trazer grandes retornos.

Dicas de vendas para lojas que pararam de crescer

O primeiro passo para melhorar suas vendas é identificar quem são seus melhores clientes. Aqueles clientes que vem a sua loja toda a semana ou que são responsáveis pelas maiores compras. Ao fazer isso é possível estudar o comportamento deles e tentar replicar para o seus outros clientes, fazendo com que todo o ticket aumente.

Seguindo nossas dicas de vendas, você deve utilizar o comportamento do seu cliente para vender mais. Por exemplo, há quanto tempo que determinado grupo de clientes não compra? Como está a evolução do ticket médio, está crescendo ou diminuindo? É possível identificar produtos campeões de venda e fazer campanhas segmentadas?

O passo seguinte nas nossas dicas de vendas é a sua comunicação com o seu cliente. Depois que você consegue identificar os melhores clientes e seu comportamento, consegue replicar isso para toda a sua base? É possível criar uma campanha que atinja seus clientes por um valor muito baixo? As informações dos seus clientes estão atualizadas? Se a maioria dessas perguntas tem uma resposta positiva, você já está no caminho. Se não, podemos ajudá-lo ainda mais.

O papel da Kiskadi neste processo

Na Kiskadi entendemos que as informações que os clientes geram podem se transformar em mais vendas para a loja. Na prática, nosso sistema de CRM integrado com programa de fidelidade permite não apenas pontuar e aumentar o engajamento com o seu cliente, mas entender o comportamento dele e criar campanha direcionadas.

Por exemplo, através da tela de filtros é possível identificar quem são os melhores 25% clientes e ver quem, nesta lista, não voltou à loja há mais de 30 dias. Ou então criar uma campanha apenas para clientes que gastaram mais de R$ 300 nos últimos 6 meses.

Mais do que isso, podemos servir de plataforma para comunicação com seus clientes. Nossa ferramenta de SMS permite o envio de mensagens em massa por um custo muito reduzido. E através das métricas você consegue acompanhar o retorno sobre o investimento.

Todos esses detalhes foram pensados tendo em mente a otimização do investimento e o retorno que ele trará para a sua loja através de ferramentas de engajamento, inteligência de vendas e comunicação com o seu cliente. Se você está interessado, entre em contato e agende uma demonstração com nosso time de vendas clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *