A fidelidade do seu cliente

Na última pesquisa que realizamos em nossa base de franquias e redes de lojas descobrimos um dado que pode mudar completamente sua percepção do valor e da importância de um programa de fidelidade: cerca de 65% do seu faturamento deve estar vindo de uma parcela muito pequena dos seus clientes, ao redor de 15%. Os fiéis.

No dia a dia notamos dois tipos de clientes, em resumo: os de ocasião e os fiéis. Os clientes de ocasião costumam comprar uma ou outra vez durante o mês, em geral porque estão próximos da sua loja para resolver outras questões. Já os fiéis saem de casa para ir até a sua loja comprar. Esse segundo grupo é o que irá garantir o sucesso do seu negócio. Mas como conquistá-lo?

O que influencia a fidelidade?

Você sabe dizer, após o cliente colocar o primeiro pé dentro da sua loja, se aquela será uma visita de ocasião ou um novo cliente fiel? É claro que não. E a razão é simples: para um cliente se tornar fiel da sua marca o que importa é que o acontece durante a compra e depois dela. Ou seja, a fidelidade está diretamente relacionada com a experiência do cliente com o seu produto e com a sua loja.

Mesmo acertando no mix, no preço, no layout da loja, na disposição dos produtos e no atendimento, ainda é improvável conseguir acertar sobre qual cliente manterá sua fidelidade. Na verdade, os primeiros indícios serão visíveis no pós-venda, quando a maior parte das empresas falha.

Oferecer um pós-venda de qualidade poderá garantir a fidelização dos seus clientes e aumentar aquela pequena parcela de fiéis que comentamos no início do texto, aumentando seu faturamento.

Como fidelizar seu cliente?

Para que você torne seu negócio uma máquina de fidelidade precisa, antes de tudo, ter uma boa ferramenta capaz de oferecer um programa de fidelidade. Se sua franquia, rede ou loja for capaz de armazenar os dados dos seus clientes e criar gatilhos para trazê-los de volta a sua loja após a compra você estará muito próximo da fidelização.

Na Kiskadi oferecemos a possibilidade de integração com seu sistema de ERP, fazendo com que nosso serviço indique campanhas de SMS para clientes que não voltaram na sua loja. Com o módulo de fidelidade você ainda pode oferecer descontos e criar promoções que irão incentivá-los a voltar mais rapidamente. Agende uma demonstração para que possamos mostrar a você como nossa ferramenta pode ser útil para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *