A segmentação de clientes pode dobrar suas vendas

Henry Ford foi um dos maiores empreendedores da história. Seu revolucionário modelo de fabricação fez da Ford o que ela é hoje. Ao longo da sua jornada também ficou famoso por frases célebres, entre elas a de que “metade da publicidade é inútil. Problema é descobrir qual metade é inútil.”

Do lançamento do Ford T em 1908 até hoje, a área de marketing evoluiu tão rápido (talvez mais rápido) quanto a área automobilística. Atualmente não é mais aceitável que uma empresa não saiba qual a parte da propaganda que não funciona. Há métricas para tudo. Mais do que isso, há técnicas que farão as estratégias de uma empresas funcionarem ainda melhor. Na liderança desse processo está a segmentação de clientes. E é sobre isso que falaremos nos próximos parágrafos.

Como funciona a segmentação de clientes

A segmentação de clientes é o processo pelo qual você separa e agrupa clientes que possuem as mesmas características, seja qual for o critério. É possível separar os clientes por sexo, por idade, por ticket médio, valor gasto, presença na loja ou então quantidade de pontos no programa de fidelidade.

A segmentação, em geral, é feita por algum tipo de ferramenta, principalmente quando o volume de clientes é muito grande. Ferramentas assim permitem que você crie filtros que são alimentados automaticamente à medida que novos clientes vão sendo cadastrados.

A importância da segmentação de clientes

A segmentação de clientes é fundamental para que a aplicação da sua verba em publicidade seja eficaz. Ao agrupá-los por valor gasto na loja, por exemplo, você pode criar campanhas com um desconto um pouco maior porque sabe que aquele grupo de clientes costuma gastar mais que a média.

Através da segmentação de clientes também é possível entender o comportamento dos seus clientes e cruzar essas informações com a presença dele na loja ou o ticket médio. Ter esses dados será fundamental para que suas campanhas tenham a mensagem certa para a pessoa certa. Por exemplo, uma campanha para retorno de um cliente que esteve na sua loja na semana passada será muito menos útil do que uma campanha para um cliente que não compra há mais de 6 meses. Se a campanha for enviada para toda a base terá um custo alto, prejudicando o ROI. Ao enviar apenas para o segmento, o valor é reduzido e o ROI maximizado.

Como utilizar a Kiskadi para segmentar seus clientes

Na Kiskadi oferecemos uma ferramenta completa de CRM que, aliada ao seu ERP, permite segmentar o cliente tanto por informações básicas (sexo, ticket médio, presença na loja), quanto por comportamento (produtos comprados, valor gasto). Ao segmentar seus clientes você já tem acesso a ferramentas de envio de SMS e e-mail com poucos cliques, tornando o processo mais simples e ágil.

A segmentação de clientes permitirá que sua empresa acerte em cheio no investimento em campanhas e publicidade. Otimizando os recursos e o retorno sobre o investimento. E sem esquecer o que disse Henry Ford: “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda.”

Agende uma demonstração com nosso time.

2 Comentários for “A segmentação de clientes pode dobrar suas vendas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *