Monte seu funil de vendas e entenda seus clientes

Já falamos diversas vezes aqui no blog sobre a importância da segmentação dos seus clientes para que suas campanhas de marketing seja mais efetivas e, assim, otimizar o dinheiro que você está investindo. Hoje vamos falar sobre uma ferramenta que pode ajudá-lo ainda mais neste objetivo: o funil de vendas.

Entender o que é um funil de vendas e como montá-lo te dará mais clareza sobre como atingir cada cliente nos diversos estágios de decisão que ele está. Neste artigo vamos explicar o que é o funil de vendas, como montá-lo e de que maneira a Kiskadi poderá ajudá-lo neste processo. Acompanhe:

O que é um funil de vendas

Para entender o que é um funil de vendas é preciso entender, antes, que seu cliente se comporta de maneira diferente em cada estágio. Basicamente, você tem clientes que estão na fase de conhecimento, outros que estão na fase de consideração e, finalmente, aqueles que realmente querem comprar. Identificar esses perfis te ajudará a criar estratégias dedicadas a cada um deles. Em resumo, então, o funil de vendas é a representação visual da jornada do cliente.

Peguemos um exemplo de uma loja de roupas: no topo do funil você terá todas as pessoas que visitam sua loja. No meio aquelas que buscam atendimento com os vendedores. Um pouco mais abaixo as pessoas que experimentam as roupas. No fim do funil, as que realmente compram.

Como montar seu funil de vendas

O primeiro passo para montar seu funil de vendas é desenhá-lo. Literalmente. Utilize um papel e uma caneta para desenhar um funil e descrever as etapas de compra dos seus clientes. Feito isso, identifique quais são seus canais de aquisição no topo do funil. Entre eles estarão propagandas, site próprio, programas de indicação, mídia paga online, etc. No meio do funil você precisa identificar quais são os gatilhos que fazem seu cliente ir para o fim do funil, ou seja, realizar a compra.

No fim, identifique o que faz seu cliente realmente comprar. Atendimento, descontos, parcelamentos, tudo que você acredita que facilita a conversão. Tente validar essas informações conversando com seus clientes e analisando os números passo a passo.

Como utilizar a Kiskadi no seu funil de vendas

Uma maneira de levar seus clientes ao longo do funil é fazendo ativações pontuais de acordo com o perfil de cada um. Por exemplo, você pode utilizar a ferramenta de “Pendências” da Kiskadi para avisar um cliente que visitou sua loja – topo do funil – e não comprou o produto porque estava em falta. Isso fará o cliente voltar para a sua loja em busca do produto – meio do funil – e, com um bom atendimento, finalizar a compra – fim do funil.

Por ser um programa de fidelidade, os pontos gerados na compra podem fazer o cliente retornar à loja, reiniciando o processo de compra por um custo muito menor. Quanto mais otimizado estiver o seu funil, melhores serão os resultados das suas campanhas e, claro, maior será o faturamento.

Agende uma demonstração com a Kiskadi para entender como podemos ajudá-lo neste processo.

1 Comment for “Monte seu funil de vendas e entenda seus clientes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *