Starbucks

Como a Starbucks chegou aos 16 milhões de clientes cadastrados no Programa de Fidelidade

Antes de mais nada, a Starbucks é uma marca icônica e a maior rede de café do mundo. São mais de 20.000 lojas em 68 países. E, para manter o alinhamento com sua identidade, a Starbucks criou uma estrutura de Programa de Fidelidade em camadas. Isso consiste em dois níveis: Verde e Ouro. As cores têm relação com a marca e com o conceito da rede. Assim, para premiar seus clientes, eles fornecem “estrelas” a cada compra. Ao trocar suas estrelas, os clientes optam por produtos ou recargas gratuitas. Além de recompensas personalizadas adicionais.

E tem mais…

A Starbucks renova seu Programa de Fidelidade continuamente. Faz isso porque atender às necessidades de seus clientes e da própria marca gera resultados. A história é muito boa, acompanhe ouvindo a playlist que preparamos para você!

https://open.spotify.com/playlist/6vDosYk7Y3Ch01N5cMNIog?si=X4D5PtlVSQ6Sxfm7BFrVTg

Desde 2016, a Starbucks adota um esquema de fidelidade baseado em valor. Ele premia os clientes com duas estrelas para cada dólar gasto. Os clientes que somam 125 estrelas podem resgatar uma bebida e comida grátis. 

Mas, em 2019, o novo programa de recompensas da Starbucks teve um ajuste. Ele passou a permitir que os membros resgatassem recompensas a partir de 25 estrelas. Pense no reflexo positivo dessa decisão entre aqueles clientes que não haviam ainda alcançado o número anterior! Também eliminaram o vencimento dos pontos para aumentar a fidelidade à marca no longo prazo.

Hoje, os clientes podem baixar, com ainda mais facilidade, o aplicativo Starbucks Rewards para seus telefones. Dessa forma, podem usá-lo como um cartão digital na loja. Os membros podem acessar o menu e fazer pedidos antecipadamente. Até mesmo enquanto estão a caminho do café. E para incentivar os clientes a voltar à loja, o aplicativo também envia notificações push com promoções. Garantia de aumento na frequência de visitas!

A Starbucks atingiu mais de 16 milhões de membros ativos em 2019. O seu tremendo número de lojas e o posicionamento na cultura popular, colocam o programa de recompensas da Starbucks no centro. 

Então, quais são os benefícios do Programa de Recompensas da Starbucks e o que o torna um dos melhores do setor?

👉 Os clientes são estimulados a aderir ao programa de fidelidade quando têm informações. Mas, os benefícios precisam ser comunicados de forma clara. A Starbucks informa seus clientes sobre como eles podem ganhar pontos. Da mesma, orienta sobre como resgatar prêmios. Tudo por meio de um aplicativo. À primeira vista, isso já é um diferencial, mas a marca vai além! Também oferece uma página de destino dedicada em seu site. E, para incentivar os membros a repetir as compras e interações, a Starbucks mostra o saldo de pontos atual e as recompensas disponíveis logo na página inicial.

👉 Para aumentar o envolvimento, a Starbucks inclui música e jogos gratuitos em seu programa de recompensas. Os membros que jogam no aplicativo ou por e-mail podem ganhar estrelas de bônus. Falando nisso…

Você já leu sobre presença online no blog Kiskadi?

👉 Clientes se tornam leais a uma marca se forem individualmente reconhecidos. Mas também precisam ser recompensados ​​por sua lealdade. Por exemplo, para mostrar o quanto eles valorizam seus membros, a Starbucks oferece aos membros bebidas gratuitas em seus aniversários. Fofo, não?

👉 Da mesma forma, para aumentar o engajamento e a aquisição, a Starbucks permite ações no app. Por exemplo, que os membros enviem cartões-presente aos amigos por meio do aplicativo. Como não amar?

👉 Clientes são leais às marcas quando têm acesso ao desbloqueio de benefícios exclusivos. Antes de mais nada, para encantar e surpreender seus clientes fiéis, a Starbucks anuncia promoções sazonais no app. O lançamento de novos produtos também vai para seus membros primeiro. E eles criam campanhas de promoção com estrelas duplas para recompensar seus clientes fiéis seguidamente.

👉 Clientes procuram uma oferta personalizada. Contudo, ela precisa ser de fácil compreensão. Então, o programa de recompensas da Starbucks mostra aos membros uma página inicial personalizada e acesso à lista de reprodução da loja desejada.

O sucesso do Programa de Recompensas da Starbucks não é segredo! Mas está evidente que passa por colocar os clientes em primeiro lugar. E, é claro, em alavancar seus dados.

Ao centralizar as compras e os dados comportamentais de seus membros por meio do aplicativo, a Starbucks deu um salto. A marca começou a fornecer uma infinidade de ofertas personalizadas. Além decomunicação direcionada que os capacitou a construir relacionamentos mais duradouros com seus membros.

compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Deixe uma resposta