Guia prático para convencer seu cliente a fornecer o CPF

O sucesso de seu programa de fidelidade está diretamente ligado a dois fatores: o número de compras pontuadas e a qualidade de cadastro das informações dos seus clientes. Já escrevemos sobre a relação entre compras pontuadas e o desempenho das suas campanhas. Hoje vamos falar sobre qualidade de cadastro e como você irá convencer seu cliente a fornecer o CPF.

A importância de uma boa qualidade de cadastro

Poucos clientes gostam de fornecer o CPF no momento de pagar por suas compras. Isso tem motivado, inclusive, o próprio governo a criar mecanismos que incentivem a inclusão do CPF em notas fiscais. Em se tratando de um programa de fidelidade, a dificuldade fica ainda maior.

Por outro lado, o número de CPF é a maneira mais segura e organizada de se criar um programa de fidelidade sólido, já que é único e intransferível. Ao contrário do nome de um cliente ou do número de celular.

Outras informações são igualmente importantes para o seu programa: com o número de celular você pode criar campanhas de SMS e WhatsApp; com o e-mail pode enviar mensagens mais longas e elaboradas; com a data de nascimento pode criar promoções especiais; e assim segue-se uma lista de ações que podem ser feitas com os dados dos seus clientes.

Dicas para convencer seu cliente a fornecer o CPF

Não é raro encontrar clientes que não querem fornecer o CPF. Para estes criamos algumas dicas que você pode utilizar no dia-a-dia do seu atendimento:

  • Se o seu cliente já quis colocar o CPF na nota fiscal você não precisa perguntar novamente pela informação. Apenas a complemente com o nome e o número do celular;

Se o seu cliente não quis informar o CPF na nota fiscal você pode utilizar uma dessas abordagens:

  • O(a) senhor(a) já conhece nosso programa de fidelidade? A cada um real, um ponto (ou a regra da sua loja), o(a) senhor(a) acumula pontos e ganha descontos. Qual seu Celular? CPF? Nome?
  • Já está participando do nosso programa de fidelidade? Vou lhe colocar no sistema. Apenas nome, celular e CPF;
  • No nosso programa de fidelidade nós pontuamos suas compras e você ganha descontos. Quer participar? Super simples, apenas nome, celular e CPF.

Sempre que possível evite iniciar com a informação do CPF. Se o cliente já forneceu nome e celular ele estará mais propenso a informar CPF. Do contrário você já pode criar uma barreira antes mesmo de iniciar o cadastro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *