Como se comunicar com o cliente?
Qual estratégia sua empresa usa para fazer esses contatos?
O Kiskadi dispara – automaticamente – 3 tipos de SMS para seus clientes.
Primeiro, enviamos uma mensagem de boas vindas: sempre após a primeira pontuação do cliente.
Depois, enviamos um lembrete – a cada mês – para todos aqueles clientes que já conseguem trocar pontos.
Por último, enviamos um aviso antes da expiração dos pontos.
Todas esses envios são voltados para fidelizar seus clientes, manter eles ativos na sua loja e com a sua marca “fresca” na memória deles.
* Nesses SMS, os clientes recebem um link exclusivo e seguro para acessar: seu portal, completar os dados do seu cadastro, conferir as regras do programa de fidelidade e ler os termos de uso
Você pode configurar os textos e mais alguns outros detalhes de cada SMS. Esses detalhes são interessantes para criar uma cultura nesse relacionamento entre a loja / marca e o cliente.
Além disso, você pode disparar campanhas e monitorar o trabalho de pós-venda com a equipe de vendedores.
De modo geral, existem dois tipos de contato e cada um deles trará um retorno diferente para a loja:
– O primeiro é campanha de marketing pura
Campanhas que têm o foco de gerar vendas diretas. Podem focar em: produtos com boa margem, produtos com data de validade próxima, produtos novos / lançamentos, produtos que não têm saída / queima de estoque…
Essas campanhas podem ser direcionadas não só para os melhores clientes (você pode filtrar – no Kiskadi – por ticket médio ou por valor gasto), mas também para clientes que não voltam na loja há muito tempo.
Você consegue sempre acompanhar as métricas dessas campanhas!
Seja via SMS, WhatsApp ou E-mail: você consegue visualizar os valores que foram gastos pelos clientes que foram contatados. Dessa maneira, você pode identificar qual o melhor meio de contato (entre a sua marca e seus clientes) e investir nele.
Dentro do próprio Kiskadi – via SMS – você consegue conversar com o seu cliente. Confira um exemplo:
– Campanhas de relacionamento
Esta outra maneira de se comunicar com o cliente não gera vendas a curto prazo, mas é – cada vez mais – importante para certos tipos de mercado.
Marcas que trabalham com produtos de alto valor agregado e de recompra com frequência mais longa (óculos, roupas, jóias, sapatos…) precisam manter contato com os clientes, mesmo que esses contatos não gerem vendas prontamente.
Você deve estar se perguntando:
” Por que investir nesse trabalho que não gera vendas? “
Porque o cliente precisa sentir que há uma preocupação da marca com a sua satisfação sobre o produto para que, em uma próxima compra, ele se lembre do marca e volte na loja. Ainda, outra utilidade nesse caso de produtos de alto valor agregado, são as indicações de clientes para seus amigos, familiares, conhecidos…
É interessante entrar em contato para validar a felicidade do cliente na experiência com o produto: o sapato, o anel, o óculos, etc.
Nesse tipo de trabalho de pós-venda não faz sentido criar expectativa para que ele gere recompra a curto prazo, então não verifica-se as métricas de retorno, mas sim a quantidade de mensagem enviada.
O gestor da loja ou da rede consegue monitorar:
- quantas mensagens foram enviadas por cada vendedor
- quais clientes foram contatados
- o registro desse contato: a loja pode utilizar o registro de ligação do Kiskadi
Esses contatos podem ser voltados para: clientes aniversariantes, clientes que compraram ontem ou semana passada, datas especiais (como aniversário do filho)…
Como você faz para se comunicar com o cliente hoje?
Essa comunicação está gerando resultados satisfatórios?
Agende uma demonstração do Kiskadi e entenda como podemos alavancar o seu negócio.