Como funciona um CRM e porque você deve ter um

CRM é a sigla em inglês para customer relationship management. Numa tradução livre, significa gestão de relacionamento com clientes. Através desse sistema é que é possível sua loja organizar e classificar sua carteira de clientes.

Um CRM, em geral, precisa ser customizado para atender as necessidades de cada setor. Ou mesmo de cada loja. Mais do que isso, precisa ser integrado a outros serviços de gestão do negócio, como um bom ERP. Neste artigo vamos abordar como um CRM deve funcionar e explicar porque você deve ter um.

Como funciona um CRM

Um CRM organiza e classifica as informações dos seus clientes. A partir da entrada de informações básicas, como nome, telefone e e-mail, é possível atribuir a este clientes suas compras e acompanhar seu desempenho. Essa atribuição pode ser feita manualmente, após cada venda. Ou automaticamente através de integrações com um ERP.

Após a entrada das informações de cada cliente, seu CRM deve ser capaz de classificar e apresentar relatórios úteis ao seu negócio. Bons sistemas de gestão de clientes informam quem são os melhores clientes e quando compraram pela última vez. Também podem dizer quais são os produtos mais vendidos.

Por fim, o CRM deve oferecer meios de comunicação e ativação com seus clientes. Na Kiskadi descobrimos que SMS é o canal de contato com a melhor relação de custo pelo benefício.

Porque sua loja precisa de um CRM

Nos últimos anos o varejo tem se aperfeiçoado com tecnologias que dão maior controle aos gestores em relação ao que os seus clientes consomem. Seja quando ou como consomem. Seu sistema deve satisfazer exatamente essa premissa. Fazer com que, de uma maneira prática, seja capaz de entender os números do seu negócio e transformar esses números em estratégias de venda.

Lojas que ainda não estão catalogando e classificando seus clientes ficarão atrás de lojas que já tem essa preocupação. Mesmo que sua loja não tenha um CRM, é possível começar agora e, integrado ao seu ERP, recuperar vendas anteriores.

Entender o comportamento dos seus clientes e criar estratégias baseadas nisso dará o diferencial competitivo no seu segmento. Clique aqui e solicite uma demonstração da Kiskadi para ver como nossa poderosa ferramenta de gestão de clientes aliada a um programa de fidelidade te deixará mais próximo desse objetivo.

6 Comentários for “Como funciona um CRM e porque você deve ter um”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *